Caruaru se destaca no Ranking de Competitividade dos Municípios

Foto: Bruno Lima

Em Pernambuco, Capital do Agreste é a segunda cidade melhor classificada no relatório

Lançado pela primeira vez em 2020, o Ranking de Competitividade dos Municípios trouxe Caruaru em posição de destaque. Na região nordeste, a Capital do Agreste ocupa a sétima colocação. Já entre os municípios pernambucanos, Caruaru cresce e fica em segundo lugar. O relatório, divulgado nesta quinta-feira (19) pelo Centro de Liderança Pública – CLP, em parceria com a plataforma Gove e o Sebrae, tem como objetivo mostrar como a competição no setor público é um elemento fundamental à promoção da justiça, equidade e desenvolvimento econômico e social dos municípios. Foram analisadas as capacidades competitivas das cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes.

Todos os municípios foram avaliados a partir de 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos, apontando quais são os pontos fortes e fracos que influenciaram a classificação final da gestão pública dos municípios brasileiros: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações. Os pilares estão inseridos em 3 dimensões: Instituições, Sociedade e Economia.

O Ranking de Competitividade dos Municípios busca alcançar um entendimento mais profundo e abrangente dos 405 maiores municípios do país. A lista funciona como uma ferramenta simples e objetiva que tem como propósito ajudar a orientar a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública local.

Comments