Um ano já se passou desde o início da pandemia do novo coronavírus. Com ela vieram mudanças significativas em diversos setores da economia. Na Educação, por exemplo, embora o ensino a distância já venha crescendo há alguns anos, experimentamos uma transformação nos últimos meses, com a ampliação do uso da tecnologia. O segundo semestre letivo de 2021 será marcado por uma importante novidade: a oferta de modelos híbridos, para atender a múltiplos perfis. Os modelos híbridos geram novas experiências de aprendizado a partir dos recursos tecnológicos, tanto para docentes quanto para alunos, com diversos ganhos em flexibilidade de horário e redução de deslocamentos, entre outros fatores.

A demanda dos estudantes por um modelo mais flexível levou as instituições de ensino a criarem novos modelos. O UniFavip, por exemplo, investe no desenvolvimento de conteúdo digital robusto, com metodologias próprias de ensino, que usam vídeos curtos, podcasts, exercícios de fixação interativos e bibliotecas virtuais, que passam pela curadoria e pelo tratamento de educadores renomados. Para atender a essa nova demanda, o UniFavip criou um modelo semipresencial em cursos de diferentes áreas, como exatas, humanas, saúde, entre outras, com o mesmo currículo e validade do diploma dos cursos presenciais. Nessa integração entre o digital e o presencial, a maior parte dos conteúdos é ofertada dentro de uma plataforma digital, com a possibilidade de o aluno cursar, também, disciplinas presenciais, garantindo, assim, a experiência no campus, até duas vezes por semana.

Segundo a supervisora de admissões de novos alunos do UniFavip, Cristiane Martins, a metodologia utilizada conecta a expertise do presencial à inteligência do digital, tornando a sala de aula mais interativa e colaborativa.

“O curso de nível superior com aulas via internet e encontros presenciais semanais no campus da faculdade, a frequência das aulas é importante para formação do aluno. As disciplinas dessa modalidade são divididas em 70% a distância e 30% presencial, separação reconhecida e autorizada pelo MEC. A faculdade determina os dias e horários dos encontros presenciais. O custo-benefício é outro atrativo para quem deseja ter uma graduação e não tem tempo ou não tem condições financeiras para um curso presencial. O diploma tem a mesma validade de um curso EAD ou presencial e as avaliações são realizadas no campus da faculdade”, explica.

Além das novas ofertas no modelo híbrido, o UniFavip também revisitou seu modelo de ensino, inserindo atividades de campo e trazendo mais tecnologia para as mãos dos professores e alunos. O Reitor Diego Cunha comenta que os principais legados desse período serão o avanço no relacionamento com os alunos e mais possibilidades para os docentes.

“O UniFavip é um Centro Universitário tradicional, com 20 anos de atuação e de renome tanto na cidade de Caruaru quanto em todo o Agreste pernambucano. Com essa responsabilidade e visando atender todos os perfis e demandas educacionais do nosso aluno e de nossa região, o UniFavip vem se modificando e inovando na forma de ensinar, acolher e atender. A Instituição oferece os melhores laboratórios da região, equipados com infraestrutura nova e moderna para prover aos nossos alunos experiências de aprendizado únicas. Isso ocorre sem perder de vista a acessibilidade aos serviços, tanto em termos pedagógicos quanto financeiros. Existem oportunidades e opções para todos”, destaca o Reitor do Centro Universitário UniFavip.

Este cenário de pandemia, certamente, contribuiu para deixar os professores mais preparados digitalmente e quebrou o receio que alguns deles tinham de contato com o mundo digital, já que a tecnologia foi dominante no seu dia a dia de trabalho. O digital pode aumentar o tempo de contato do aluno com o professor, já que pode ser consumido em qualquer lugar e a qualquer hora, se tornando uma espécie de dever de casa do Século XXI, em formato de quiz, podcast e testes adaptativos. O professor, portanto, passa a ter mais ferramentas à disposição.

“Focados em aprender e ensinar sempre, temos inovado nossas matrizes curriculares atualizando-as com as mais recentes necessidades de mercado e sintonizadas com as perspectivas do novo profissional requisitado pela sociedade. Nossos conteúdos atuais, nossos professores e coordenadores altamente capacitados estão alinhados com nosso principal objetivo: transformar vidas através da educação de qualidade”, conclui o Reitor.

SuperVestibular Unifavip

O SuperVestibular do UniFavip, acontecerá nos dias 23 e 24 de julho, e tem vagas disponíveis para 13 cursos oferecidos no modelo semipresencial, além de vagas para os cursos presenciais e digitais. O vestibular é gratuito e será realizado mais uma vez de forma remota, atendendo aos protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, com o desempenho na avaliação, o candidato concorre a bolsas que podem chegar a 50% no início dos cursos e de 40% no restante da graduação. Para efetuar a inscrição ou obter mais informações, basta acessar o site: https://matriculas.unifavip.com.br/

Sobre o UniFavip

O UniFavip iniciou sua trajetória acadêmica em 2001 e hoje conta com cerca de 14 mil alunos matriculados, mais de 40 cursos de graduação nas modalidades de ensino presencial e EaD, além de mais de 20 opções de pós-graduação. Em 2017, foi avaliado, pelo MEC, como o melhor centro universitário do interior de Pernambuco. Já no Enade, teve apontados mais de 10 cursos como os melhores do estado de Pernambuco. Em 2020, a instituição trouxe outro marco para a cidade, inaugurando o Clínica-Escola Veterinária Professor Maurício Garcia, no bairro Universitário, com mais de três mil metros quadrados, três blocos cirúrgicos, sendo um para pequenos animais, um para equinos e outro para bovinos; bem como serviços de radiografia, ultrassonografia, exames anatomopatológicos, laboratório clínico veterinário, enfermaria, consultórios para atendimento ambulatorial, baias e diversos ambientes acadêmicos para aulas práticas aos alunos do curso de veterinária. Agora, prepara-se para inaugurar um novo Núcleo de Práticas Jurídicas e Núcleo Integrado de Saúde, com estrutura moderna, que ficará na área interna da Instituição, bem como a nova Clínica de Odontologia. Mais informações: https://www.wyden.com.br/unifavip