Raquel e Priscila realizam live-debate

A candidata a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), realizou uma live-debate no Instagram, na noite desta sexta-feira (12), e falou para as regiões do estado inteiro, discutindo propostas de um futuro melhor para os pernambucanos e pernambucanas. A sua candidata a vice, Priscila Krause (Cidadania), fez a mediação da live e leu para Raquel as perguntas que chegavam dos internautas, sendo elas de diversas áreas (saúde, educação, segurança, entre outras). A transmissão contou com a participação de intérpretes de libras, garantindo acessibilidade.

A transmissão ao vivo na internet aconteceu após a desistência de outros candidatos em participar de um debate na Rádio Cidade de Caruaru, que já estava marcado, e Raquel decidiu debater com a população de Pernambuco. Várias perguntas foram respondidas e mais de 90 perguntas foram feitas.

Raquel Lyra falou sobre a importância de que a população seja bem acolhida nas unidades de saúde onde quer que seja atendida.

“A gente vai fazer um projeto de manutenção, licitação, obra e estruturar a Secretaria de Saúde para poder garantir esse atendimento de vida da melhor forma possível. A gente precisa conseguir fazer com que uma pessoa do Sertão, como Salgueiro, não precise sair de lá para fazer tomografia e ressonância em Caruaru. Isso não faz sentido nenhum”, apontou Raquel.

Ela falou de ações realizadas em Caruaru, como o “Remédio na Porta” e o prontuário eletrônico, que podem ser ampliadas para todo o estado. E ainda da construção de cinco grandes maternidades para levar às mães o direito de nascer dos filhos em Pernambuco.

Raquel ratificou a proposta de criar 60 mil novas vagas de creche em todo o estado. “Além de ser direito da mulher, é direito da criança, por isso que é importante a creche, porque, além de garantir a essas crianças cinco refeições por dia, como a gente faz em Caruaru, elas dentro da creche ainda contam com nutricionista, vacinação e oculista, com a entrega de óculos. Nós cuidamos da criança como um todo e a gente ainda faz qualificação profissional para as mães dos meninos que estão na creche. Essas mães, que podem começar a sair para trabalhar e, muitas vezes, não sabem o ofício, começam a ser qualificadas dentro da creche”, explicou Raquel.

A live fez tanto sucesso que Raquel e Priscila anunciaram que farão outras. “A gente hoje está fazendo essa live porque, infelizmente, um debate foi cancelado devido a dois candidatos desistirem. Mas nada vai impedir que a gente converse com as pessoas. Vamos combinar para repetir as lives-debate, inclusive com a participação do nosso candidato ao Senado, Guilherme Coelho”, convidou Priscila Krause.

Foto: Américo Nunes

PUBLICIDADE